Rute: Deus honra a fidelidade diante da crise
- Carol Scordamaglio
- 9 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de out.

Não há como ler a história contada no livro de Rute e não ser impactado por seu testemunho de fé e fidelidade. Muito além de promessas e palavras bonitas, Rute viveu na própria pele o desafio de encarar um destino amedrontador e incerto, respondendo com inabalável fidelidade. Deus usou sua vida para nos ensinar que Ele honra uma mulher que permanece fiel diante das tribulações e que, através dessa fidelidade, abençoa muitas gerações.
Uma época de fome fez com que Elimeleque deixasse sua terra natal, Belém de Judá, levando consigo sua esposa, Noemi, e seus dois filhos, Malom e Quiliom, em busca de uma vida melhor. A cidade escolhida para ser seu novo lar era bastante questionável para uma família temente a Deus: Moabe, famosa pela iniquidade de seu povo. Elimeleque morreu, seus filhos cresceram e casaram-se com duas moabitas: Orfa e Rute. Anos depois, Malom e Quiliom também morreram, deixando a viúva Noemi sem nenhuma possibilidade de sustento. A única saída que encontrou foi voltar para Belém de Judá, onde poderia ser ajudada por familiares e tentar reaver algum bem do falecido marido.
No retorno, Noemi insiste para que as noras voltem às suas respectivas casas e famílias, pois sabe que seu futuro e sustento são incertos. Se voltassem à casa dos pais, teriam mais uma chance de casar-se e reconstruir a vida, sem precisar compartilhar o amargo destino da sogra. Demonstrando muito afeto e apego a Noemi, ambas recusam o primeiro pedido. Mas, depois de alguma insistência, Orfa, aos prantos, decide voltar à casa de seus pais. Rute, porém, decide ficar e enfrentar, junto à sogra, um futuro que não prometia nada além de miséria e luta por sobrevivência.
Em Belém de Judá, Rute vai trabalhar colhendo as espigas de cevada que os trabalhadores do campo deixavam para trás. Seu nome e sua boa fama chegaram ao conhecimento de Boaz, o dono dos campos, que também era da família de seu sogro e que, posteriormente, viria a ser seu marido. Rute e Boaz se casam e têm um filho, Obede, o avô do rei Davi — linhagem de Jesus Cristo. A Bíblia diz que esse bebê foi a alegria da velhice de Noemi.
Aprendendo com a vida de Rute
No primeiro capítulo, versículo 16, lemos a famosa declaração de fidelidade de Rute a Noemi:“…porque, aonde quer que tu fores, irei eu; e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” Rute nasceu em um lar pagão, que não servia ao Deus verdadeiro. Sua declaração de que o Deus de Noemi seria agora também o seu Deus nos revela o resultado de uma vida de fiel testemunho de Noemi. Rute só estaria disposta a seguir sua sogra e seu Deus se visse nela uma referência de fé, de vida e de sabedoria. Aprendemos aqui que uma vida de testemunho alcança e converte vidas para o Senhor. Será que estamos vivendo de forma que nossos filhos olhem para nós e desejem, um dia, seguir o Deus que seguimos?
No primeiro capítulo de Mateus, notamos um fato interessante sobre a família de Jesus Cristo: Boaz era filho de Raabe, a ex-prostituta, e casado com uma moabita, nascida em um povo pagão e malvisto. Ambas as mulheres foram escolhidas por Deus para integrarem a linhagem familiar que traria o Messias. Deus revela seu caráter ao usar e exaltar pessoas improváveis e desprezadas na família que traria Jesus ao mundo. Boaz e Rute também são os únicos que aparecem como casal na linhagem real de Cristo.
A fidelidade de uma mulher impacta gerações.
Ore conosco
Senhor Deus, fortalece minha frágil fé, para que eu não tema o futuro diante das tribulações. Que eu enxergue apenas o certo a fazer — aquilo que mais vai glorificar o Teu nome — sem temer as consequências, pois o Senhor é soberano sobre todas as coisas, e a mim só cabe ser fiel a Ti. Pai, firma os meus passos para que, mesmo sem palavras, eu fale do Teu amor. Que vidas sejam alcançadas através do meu testemunho. Que meus filhos, marido e pessoas ao meu redor sejam inspirados a Te servir e glorifiquem o Teu nome ao verem o Teu agir na minha vida.
Em nome de Jesus, amém.

Comentários