top of page

Joquebede: Deus age através da fé verdadeira

Atualizado: 11 de set.

ree

Moisés foi um grande homem de Deus, usado poderosamente na história do seu povo. Ao longo da sua vida, ele não apenas presenciou incríveis acontecimentos milagrosos, mas foi o agente usado por Deus para que eles acontecessem: as pragas do Egito e a libertação do povo hebreu, a abertura do Mar Vermelho, a provisão do povo no deserto e tantos outros.


O primeiro milagre que Moisés viveu foi a sobrevivência em seus primeiros dias de vida, mas, nesse caso, a ferramenta usada por Deus foi a fé inabalável de sua mãe, Joquebede.


A história de Joquebede está descrita no livro de Êxodo, capítulo 2, dos versículos 1 a 10. Moisés nasceu em um contexto social e político muito assustador: Faraó, preocupado com a força do povo hebreu, decretou a morte de todos os meninos hebreus que nascessem. O que uma mãe temente a Deus deveria fazer? Desobedecer o decreto e colocar toda a sua família em risco ou aceitar, resignada, o destino que aparentemente Deus havia decretado? Com certeza, muitas mães verdadeiramente tementes a Deus entregaram seus filhos num ato de obediência e submissão. Mas Joquebede não. Num ato de ousadia e fé inabalável, Joquebede, dentro de um cestinho, colocou seu bebê no Rio Nilo e entregou seu destino a Deus. O resultado já é conhecido por todos: Moisés foi encontrado e adotado pela filha do Faraó, sendo criado como um príncipe.


Aprendendo com a vida de Joquebede


  • Joquebede não conhecia o destino de Moisés, mas conhecia o Deus que servia. Apenas sua fé nesse Deus bondoso e soberano foi seu guia para as tomadas de decisões.


  • A fé verdadeira resulta em uma entrega total. Mas entrega, nesse caso, não significa se abster das tomadas de decisões e ações práticas, por mais difíceis que sejam, mas fazer todas essas coisas obedecendo e confiando em Deus de todo o coração, entregando a Ele o destino e os resultados que não conseguimos enxergar ou garantir.


  • Deus age através da fé verdadeira.


Ore conosco


Senhor Deus, eu não consigo enxergar o destino dos meus filhos. Eu não sei o que o Senhor planeja para as suas vidas, mas tenho certeza de que cada um deles já nasceu com um propósito estabelecido por Ti. Obrigado, Pai, porque sei que a vida deles tem muito valor diante do Senhor, que eles foram sonhados, planejados e feitos por Ti, de acordo com a Tua vontade, para os Teus propósitos eternos, assim como Moisés.

Senhor, ensina-me, dia a dia, a guiá-los para o cumprimento desses propósitos. Que nosso direcionamento enquanto pais e família nunca seja guiado por valores terrenos, fúteis e passageiros. Fortalece a minha fé para que eu, conhecendo quem Tu és, sendo filha do Deus vivo, não tome decisões covardes, pequenas, mesquinhas ou mundanas, mas decisões confiadas na Tua grandeza.

Em nome de Jesus, amém.




 
 
 

Comentários


bottom of page