top of page

Isabel: maturidade revelada na humildade e na sabedoria

ree

Antes de visitar Maria para anunciar a chegada do Messias, o anjo Gabriel visitou Isabel para dizer que ela daria à luz João Batista, o arauto do Rei!

A Bíblia descreve João Batista da seguinte forma:


“Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher não apareceu alguém maior do que João Batista.” (Mateus 11:11a)

Diante de um acontecimento tão grandioso, Isabel se destaca por sua maturidade espiritual revelada na sábia procedência e, especialmente, por sua humildade.


Já avançada em idade, Isabel era casada com Zacarias, um sacerdote experiente. Eles não tinham filhos, pois Isabel era estéril. Em um dos seus turnos no templo, enquanto queimava o incenso, Zacarias teve uma visão do anjo Gabriel anunciando a gravidez de Isabel. Por causa da sua dúvida, o anjo fez com que Zacarias ficasse mudo até o nascimento de João. Gabriel também apareceu a Isabel, anunciando que ela daria à luz aquele que prepararia o caminho para o Rei, que muitos seriam convertidos por meio dele e que a criança seria cheia do Espírito Santo desde o ventre. Isabel creu, alegrou-se e guardou segredo durante os primeiros meses da gestação.


No sexto mês da gravidez de Isabel, o anjo Gabriel também apareceu à sua parente Maria e anunciou a chegada do Messias. Maria, ainda muito jovem — provavelmente com cerca de 14 anos —, não teve outro parente citado na Bíblia além de Isabel, mas, logo após o anúncio, ela viajou para encontrá-la. As duas moravam entre 120 e 150 km de distância, uma viagem de quatro a sete dias naquela época. Esse esforço revela o quanto era importante para Maria estar perto de sua querida parente nesse momento tão especial e desafiador. Maria ficou na casa de Isabel por três meses e voltou para casa pouco antes do nascimento de João.


Aprendendo com a vida de Isabel


  • Isabel provavelmente tinha cerca de 60 anos, enquanto Maria era apenas uma adolescente. Ao saber que estava grávida, Maria viajou dias de Nazaré, na região da Galileia (Lucas 1:26–27), até a região montanhosa da Judeia para estar com sua parente mais velha. Isso mostra claramente uma relação de mentoria espiritual, aconselhamento, exemplo, segurança e admiração. No momento mais importante da sua vida, diante de um anúncio tão grandioso, Maria buscou em Isabel abrigo, consolo, colo, amizade sincera e sabedoria.


Tito 2:3–5 nos instrui:


“Quanto às mulheres idosas, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens a amarem ao marido e aos filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas e submissas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.”

Assim como Isabel, temos sido dignas de sermos procuradas por alguém em um momento difícil?

Somos generosas o suficiente para ouvir com atenção, sem puxar o foco para nós mesmas?

Somos confiáveis a ponto de guardarmos os maiores segredos de outra mulher?

E, por fim, temos sido sábias para falar com amor aquilo que o outro realmente precisa ouvir para se aproximar de Deus no meio de um problema?


  • Isabel, desde o primeiro momento, colocou Jesus acima do seu próprio filho. João Batista foi um grande homem, e o fato de o anjo anunciar sua chegada já mostrava a Isabel os grandiosos planos de Deus para ele. Mas em nenhum momento ela se envaideceu ou se deixou levar pelo orgulho. Isso porque reconhecia sinceramente o senhorio de Jesus e a posição de servo que seu filho deveria ocupar. Desde a saudação de Maria, Isabel soube colocar na ordem correta a importância da chegada do seu filho — por mais especial que fosse — e a chegada do Salvador.


Muitas vezes, nos enganamos ao colocar nossos filhos no topo de todas as prioridades, achando que assim estamos fazendo o melhor por eles. Mas ser a melhor mãe passa necessariamente por priorizarmos nosso amor e obediência a Deus acima de todas as coisas — inclusive dos próprios filhos — mesmo que, a curto prazo, isso lhes custe algum conforto ou facilidade. João Batista se tornou um grande homem porque teve uma mãe que o ensinou a colocar Cristo antes de si mesmo. E assim ele se tornou o grande anunciador do Rei, pelo qual muitos foram convertidos e batizados.


Ore conosco


Pai amado, te agradecemos pela vida de Isabel e por tê-la como exemplo. Pedimos que o Senhor nos torne sábias como ela foi, dignas de ser procuradas por alguém em seu momento difícil. Que sejamos generosas, confiáveis e cheias de sabedoria. Mulheres usadas pelo Senhor para aproximar outras mulheres de ti por meio do que falamos e fazemos. Que sejamos abrigo, consolo e refúgio para quem estiver em tormenta, testemunhando teu amor e glorificando teu nome.


Dá-nos também sabedoria para nunca colocar qualquer pessoa ou coisa no teu lugar em nossos corações. Que o Senhor seja o primeiro, o único Deus, acima da nossa família e dos nossos filhos, porque só assim poderemos ser as melhores mães para eles.

Em nome de Jesus, amém.



 
 
 

Comentários


bottom of page